Rejuvenescimento: retarde a passagem do tempo!
Luis Zlochevsky, julho 15, 2021
BEM ESTAR, BELEZA, MANCHAS NA PELE, MATURIDADE, MULHER, PELE, REJUVENESCIMENTO, ROSTO
Envelhecimento, o eterno vilão
O tempo passa, as rugas aparecem e percebemos que não temos mais aquele rostinho jovem. Como sabemos que a aparência influencia muito na autoestima e nas relações sociais, trazemos hoje algumas dicas de como retardar os sinais do tempo. Mas antes vamos conhecer os processos pelos quais nossa pele passa com o rolar dos anos.
Sabemos que envelhecer é inevitável, mas você sabe como isso acontece? Existem duas formas: intrínseca, ou seja, determinada pela genética, tratando-se de um envelhecimento natural, e o extrínseco, que é o causado por nós e nossos maus hábitos como exposição excessiva aos raios solares, fumo, consumo de álcool, estresse etc.
A pele ao longo da vida
Dos 20 aos 25 anos – É uma pele de mista a oleosa, com tendência à acne e de aparência firme. A partir dos 25 anos, entretanto, a pele começa a perder 1% ao ano da sua produção de colágeno – substância responsável pela sustentação da derme e o processo de envelhecimento tem inicio.
Aos 30 anos – É nessa idade que surgem as primeiras rugas finas ao redor dos olhos, na testa e no sulco que divide as bochechas dos lábios. As manchas ou melasma podem começar iniciar nas que têm tendência, principalmente, após a gestação. Geralmente é nessa fase que começamos a nos preocupar e pensamos: “Ah! Se eu tivesse me cuidado antes…” Daí pra frente, sem tratamento adequado, a pele se torna cada vez mais flácida e sem viço, favorecendo o aparecimento de rugas profundas.
Aos 40 e 50 anos – Neste período o corpo da mulher começa uma fase de transição entre um período reprodutivo e o não-reprodutivo, marcada pela diminuição de suas principais funções ovarianas e hormonais, o que acarreta algumas transformações físicas e até psíquicas. E a pele sente, fica mais ressecada, opaca, flácida, perde o volume, a elasticidade, o brilho, o viço e o rosado natural. Torna-se mais sensível a escoriações, aos efeitos da radiação UV solar e o processo de perda do colágeno continua acelerado.
Cuidados, sempre!
Mas nunca é tarde para tentar retardar ou “consertar” os sinais do tempo. Segundo dermatologistas o descaso com a pele é um dos pecados que as mulheres, em geral, ainda cometem. Assim, quanto mais cedo começar a cuidar da pele, melhor será no futuro. Hoje, temos inúmeros tratamentos para repor o que deixamos de produzir e o que já perdemos durante os anos. Para ter a pele sempre bonita, é preciso ter disciplina e apostar em alguns cuidados diários. Veja a rotina sugerida:
Limpar – este é o primeiro e importante passo para se fazer diariamente. Vivemos num ambiente, em geral, com bastante poluição, principalmente nas grandes cidades, portanto há muitos agentes oxidativos na pele.
Tonificar – O tônico costuma ser esquecido da rotina, mas é um produto muito importante para a cútis porque ele equilibra o ph da pele, fundamental para mantemos a barreira cutânea íntegra, evitando infecções, inflamações e alergia.
Adstringir – Adstringir é contrair os poros, controlando a oleosidade excessiva, fortalecendo a pele e evitando a flacidez. Seu uso é indicado para peles oleosas.
Proteger – O filtro solar é muitíssimo importante, principalmente no Brasil, porque o índice ultravioleta é alto. A exposição solar em excesso ou sem proteção acelera o envelhecimento porque o sol degrada o colágeno, além de favorecer o surgimento de manchas.
Hidratar – Hidratar é manter o equilíbrio hídrico da pele, isto é, devolver à pele toda a umidade perdida. Durante o inverno a umidade relativa do ar normalmente cai e isto torna nossa pele do rosto e corpo mais ressecada. Neste período devemos redobrar os cuidados com uma hidratação diária.
E a dica que sempre damos, que é importante para saúde como um todo e, sobretudo, para a hidratação da pele: beba água! – Beber água é fundamental para manter uma pele linda e saudável. A água hidrata melhor que qualquer outro líquido, estimula a ação do intestino e libera toxinas.
Produtos relacionados a esse post