Melhore sua imunidade
Luis Zlochevsky, julho 16, 2021
BEM ESTAR, SAÚDE, MULHER, HOMEM, IMUNIDADE
Quando estamos saudáveis, nossa imunidade funciona direitinho. Ela sabe diferenciar células, substâncias e moléculas que são do nosso corpo e as externas, que precisam ser combatidas. Mas, se em algum momento a imunidade se altera, por diversas razões, além de ficarmos mais expostos a adquirir infecções, também será mais difícil conseguir combatê-las.
Se a imunidade está baixa, começamos a apresentar alguns sinais e sintomas, como cansaço, baixa vitalidade, resfriados e outras infecções frequentes, como herpes, pneumonia, problemas de pele, dores de estômago, diarreias, queda de cabelo, micoses e outras.
Isso significa que as defesas do organismo, que têm a função de proteger o corpo da ação de vírus, bactérias, fungos, protozoários e vermes, não estão funcionando de maneira correta, ou seja, nosso sistema imunológico não está conseguindo cuidar de nossas defesas e manter microrganismos invasores bem distantes e neutralizados.
Sabia que o estresse é essencial para nossa existência? Em situações tensas, como quando ficamos com medo, nosso corpo aumenta a produção de adrenalina, noradrenalina e cortisol, conhecido como hormônio do estresse. O objetivo é nos preparar para enfrentar ou fugir do perigo. Esse mecanismo era vital quando vivíamos em cavernas e sofríamos ameaças de predadores.
Com a vida moderna, as tensões só se multiplicaram, quer para encarar o trânsito, pela iminência de ser assaltado, de perder o emprego, de sofrer um acidente, de não cumprir um prazo. Enfim, de não dar conta de tantas responsabilidades e tarefas. Resultado: o estresse praticamente se torna um problema crônico e os níveis de cortisol ficam constantemente elevados.
Altos índices de cortisol no sangue fazem aumentar a frequência de batimentos do coração, elevar os níveis de açúcar, diminuir a produção de insulina e comprimir os vasos sanguíneos. Com o tempo, esse estado pode levar a problemas como obesidade, diabetes, hipertensão, infarto, alteração do sono, queda de cabelo, dores musculares e debilitar seu sistema imunológico.
Vale lembrar que existem outros os fatores que também alteram o nível de cortisol no sangue, como o uso de remédios corticoides por mais de 15 dias corridos, disfunções glandulares e tumores cerebrais.
O clima mais frio é outro fator comprometer a imunidade e deixar o organismo mais propenso a adquirir gripes e resfriados. Rinite, asma e bronquite também são bastante comuns nessa época.
Além das temperaturas mais baixas, o clima seco diminui a umidade do ar e provoca uma maior concentração de poluentes na atmosfera, ambiente que as doenças respiratórias adoram.
A insônia também é um veneno. Sem o sono reparador, que restaura nosso organismo e suas funções físicas e mentais, o sistema imunológico ficará comprometido e sem capacidade plena.
À medida que a idade avança o sistema imunológico também vai enfraquecendo.
Vários estudos comprovam que o “segredo” para evitar as doenças e manter a imunidade e a boa saúde do organismo é viver de maneira saudável, com uma alimentação equilibrada, atividade física regular, administrar o estresse, equilibrar as emoções e manter relações harmoniosas. Parece difícil, mas você pode ir trabalhando isso aos poucos, sem se cobrar, buscando sempre fazer o que e da forma que mais gosta.
1- Se você tem resistência a frequentar uma academia, existem muitas opções para mexer o corpo: caminhe, corra, dance, pratique um esporte em grupo ou atividades que sejam prazerosas para você.
2- Mesmo que não queime lá muitas calorias, atividades como escrever, ler, ouvir música, tocar instrumentos, ter momentos de diversão e rir muito também exercem boa influência nas defesas.
3- Há evidências de que esvaziar a mente ajuda a reduzir quadros de inflamação, além de atrasar o envelhecimento das células. Que aderir à meditação?
4- Comer alimentos que controlam o açúcar no sangue, como ovo, abacate, brócolis, espinafre, peixe, aveia, amêndoa, castanha, leite e derivados ajuda a manter adequados os níveis de cortisol
5- Inclua na sua dieta alimentos ricos em vitamina C, como laranja, limão, cenoura, acerola, caju e tangerina, que são antioxidantes, atuam contra o envelhecimento das células e reforçam suas defesas.
6- Durma mais. Durante o sono, o organismo ganha tempo para repor energia e reparar os danos do dia a dia, além de reduzir a tensão e inibir a produção de cortisol.
7- Apenas 15 minutos de sol por dia por dia são suficientes para sintetizar toda a vitamina D que o corpo precisa. Ela estimula a síntese depeptídeos que ajudam combater infecções
8- Tomar suplementos vitamínicos também pode ser necessário para suprir a carência de nutrientes e vitaminas e dar um reforço extra para o sistema imunológico funcionar direitinho.
9- Cultivar relações harmoniosas com pessoas queridas, além de bons sentimentos como esperança, confiança e solidariedade, é um passo importante para manter a saúde em equilíbrio e as defesas fortalecidas.
10- Também é possível recorrer a formulações manipuladas farmacêuticas elaboradas a partir de produtos naturais com ação comprovada para reforçar a imunidade.
Produtos relacionados a esse post
Se informe!
Leia nossas dicas e novidades em nosso blog